Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Em indicação, vereador comenta benefícios da ampliação da licença-maternidade

Na indicação, o vereador  Rodrigo José Correia (PSC)  pleiteia que Executivo altere os ditames da licença-maternidade das servidoras públicas municipais de 120 para 180 dias. O documento  salienta  a  importância da relação de mãe e filho no primeiro ano de vida do bebê.

A ampliação da licença-maternidade viabiliza um maior contato da mãe com seu filho, estendendo dessa forma a amamentação exclusiva com leite materno, alimento importantíssimo para o desenvolvimento saudável do bebê.

Ainda, como a mãe e a criança recorrem menos aos serviços de saúde com a prorrogação da licença-maternidade, os gastos com saúde pública serão reduzidos tanto a curto como longo prazo. Os filhos deixarão de utilizar as creches públicas por mais tempo, revertendo em redução de gastos e superlotação nesses recintos.

“ Muito embora as vantagens para o bebê e a mãe são muitas, não podemos deixar de frisar as vantagens para a sociedade, pois alguns estudos apontam  a carência afetiva nos primeiros anos de vida, como um dos motivos que levam à violência social e a criminalidade”, relata o vereador.