Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Fabrício Soveral

Câmara abre espaço para a discussão sobre o trânsito na campanha Maio Amarelo

Marilene Schnornberger,
agente da 5ª Ciretran

O mês de maio é marcado em 27 países por uma campanha que visa alertar sobre os perigos no trânsito: o Maio Amarelo. Em todo o mundo, cerca de 1,3 milhões de pessoas morrem anualmente devido a acidentes de trânsito enquanto aproximadamente 50 milhões sobrevivem, mas muitas delas com sequelas. Para falar sobre o assunto, a Câmara Municipal teve como convidada, na sessão desta quarta-feira (8), a assistente de trânsito e agente de apoio da 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Marilene Meneguzzo Schnornberger.

A assistente de trânsito enfatizou que a principal causa de acidentes é a imprudência dos motoristas tanto na direção como em ações preventivas que poderiam evitar os acidentes. “Cobra-se muito do poder público, mas qual a culpa do poder público num caso, por exemplo, de um veículo que perde os freios em uma via bem sinalizada? Não se trata apenas da direção, mas e a preocupação com a manutenção adequada do veículo?”, questionou Marilene.

A convidada apresentou dados de escala mundial que indicam que 80% dos acidentes de trânsito envolvem homens na faixa etária entre 20 e 29 anos. Eles também representam o maior percentual de vítimas: 94%. O período mais perigoso é a madrugada com 53% dos acidentes, seguido da noite com 18% dos acidentes.

Os vereadores Moacir Gregolin (MDB) e Gilson Feitosa (PT) mencionaram a importância de ampliar o trabalho de educação no trânsito, não apenas com ações, mas com planos e isso deve ser feito em cada município. Marilene concordou e acrescentou que o exemplo deve começar dentro das famílias. “Nós somos o reflexo do futuro dos nossos filhos, precisamos dar o exemplo”, ressaltou.

Maio Amarelo em Pato Branco

Uma das ações da campanha em Pato Branco são palestras em vários locais da cidade. Confira os próximos eventos:

Data Horário Local Evento

11/05 13h às 18h – Bairro São Cristovão – Rua do Bem

13/05 13h30 – Esc. Mun. Antonio Cadorin – Minicircuito Depatran
19h30 – Sest Senat (sede) – PRE – Palestras Senac

14/05 20h – Mecânica Bosch – Palestra Mecânica p/mulheres

15/05 Todo o dia – Escola Mun. Gênesis – Depatran

16/05 9h – Bom Sucesso do Sul – Passeata
19h30 – Col. Est. Agostinho Pereira – Palestra Samu

Vereadores assistiram a vídeo da campanha Maio Amarelo