Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Fabrício Soveral

Câmara aprova projeto que institui mês para difusão da saúde mental em Pato Branco

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou em segunda discussão e votação, na sessão plenária desta quarta-feira (5), o projeto de Lei nº 14/2019 que institui em Pato Branco o “Janeiro Branco”. O texto de autoria do vereador Carlinho Antonio Polazzo (PROS) prevê que todos os anos no referido mês sejam realizadas ações educativas pelo município para discutir a saúde mental.

Polazzo argumenta que pessoas com problemas mentais são as que mais enfrentam dificuldades para a inserção na sociedade e isso não pode ser ignorado pelos legisladores. Mesmo recebendo uma indicação contrária pela Secretaria Municipal de Saúde, o parlamentar fez a defesa do projeto e pediu o apoio dos vereadores para a votação (veja no vídeo acima) que acabou sendo favorável.

Pelo texto do projeto de Lei, no mês “Janeiro Branco”, o poder público municipal, em cooperação com a iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada, poderá, segundo critérios de oportunidade e conveniência, realizar campanhas de esclarecimentos e outras ações educativas e preventivas visando à difusão da saúde mental. O “Janeiro Branco” passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Pato Branco.