Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Legislativo entrega medalhas de Honra ao Mérito Pato-Branquense

O Legislativo promoveu sessão solene  nesta quinta-feira (09) para entregar medalha de Honra ao Mérito,  de autoria do vereador Vilmar Maccari (PDT), ao ex-delegado chefe da 5ª Subdivisão Policial, Getulio de  Morais Vargas, que assumiu a SDP em 19 de janeiro de 2015.

Maccari em seu pronunciamento destacou que o homenageado é um delegado jovem, mas com uma visão sem limites pela frente, um homem que Pato Branco adotou como filho pela pessoa que é.  Digo isso, para enaltecer o seu trabalho delegado Getulio, que entre as centenas de ações, enquanto chefe da 5ª SDP estão as  que reduziram os índices de criminalidade em nossa cidade, índices esses, que geraram segurança à sociedade pato-branquense.  Ainda, as ações que melhoraram significativamente a estrutura da 5ª SDP,  que buscaram parcerias com a comunidade local e regional.

Dados

A homenagem se deve as ações que reduziram os índices de criminalidade, que melhoraram significativamente a estrutura da Subdivisão Policial. Getulio implantou em 2016, em parceria com os delegados da área e apoio da Polícia Militar, as centrais de flagrante de Pato Branco e Palmas, única no interior do Paraná, o que possibilitou amenizar a difidência de recursos humanos.

Também coordenou o trabalho de instalação da sede de Subdivisão Policial e da Delegacia da Mulher no prédio do antigo Fórum, onde a estrutura será ampliada e os serviços aos cidadãos serão melhorados.

Em setembro de 2018, em parceira com OAB, Ministério Público e  Judiciário, a 5ª Subdivisão Policial passou a realizar audiências de custódia e outras, por  videoconferência, com Fóruns dos municípios de São João, Clevelândia, Coronel Vivida,  Chopinzinho e Mangueirinha, a primeira do interior do Estado do Paraná.

O novo método empregou técnicas ligadas aos recursos materiais e humanos, ou seja,  reduziu  a zero os custos com  escoltas,  eliminando os riscos de morte ou contra a integridade física dos policiais e das pessoas  privadas de liberdade em acidentes de trânsito, ainda, resguardou a integridade física de  todos,  inclusive da população e servidores da Justiça em eventuais arrebatamentos das  pessoas presas.

Getulio coordenou diversas investigações, por exemplo, Operação Reincidente, Fazendinha, a mais recente, Operação Hígia, que apura crimes de concussão, corrupção passiva, ativa, peculato, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Manfrin

Em outro decreto, o vereador Ronalce Moacir Dalchiavan (PP), concedeu a medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense, a Nilmar Manfrin da Silva, que respondia pela subchefia da 5ª Subdivisão Policial.

Manfrin esteve presente nas principais operações realizadas em Pato Branco e região. Entre elas, a  “Operação  Hígia”, em setembro de 2018, que investigou uma organização criminosa que praticou diversos crimes contra diversas secretarias da  administração pública de Pato Branco, como concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, fraude a licitações, lavagem de dinheiro, organização criminosa entre outros.

À época da deflagração da operação foram cumpridos 67 mandados judiciais, 9 de prisão temporária, 4  de afastamento temporário das funções públicas e 54  de busca e apreensão domiciliar e empresarial, nos municípios de Pato Branco, Clevelândia, Saudade do Iguaçu e  Francisco Beltrão, Curitiba e Joinville (SC).  

A investigação começou no mês de maio de 2017 e desde então tramita sob  sigilo,  segredo de justiça, decretado pelo Poder Judiciário de Pato Branco. Toda a investigação referente à operação é de  responsabilidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco)- Núcleo de Francisco Beltrão.

Moacir enumerou as operações realizadas com a participação do de Manfrin e sempre em busca da verdade, da justiça e da segurança da comunidade. “Sinto-me honrado em conceder a medalha de Honra ao Mérito a Manfrin, como forma de reconhecimento e agradecimento pelos anos de trabalho duro e dedicação na delegacia de Polícia de Pato Branco”, destacou o vereador.

Presença: Além de familiares dos homenageados participaram da sessão solene a juíza Franciele Estela Albergoni de Souza Vairich, lideranças políticas, comunitárias, empresariais e vereadores.