Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Maccari homologa concurso público realizado pela Câmara

O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Maccari (PDT), e a Comissão Especial do Concurso Público tornaram público na manhã desta sexta-feira (08), a homologação  concurso público para cinco cargos e cadastro de reserva para o quadro geral da Casa.  Além dos integrantes da comissão do concurso, o ato contou com a presença de assessores, vereadores e do vice-prefeito Robson Cantu (PSD). Cantu elogiou o trabalho efetivado, inclusive destacou a maneira como o concurso foi conduzido, ou seja, com serenidade deste o seu início.

Os cargos homologados foram: Analista em Informática, que registrou 68 candidatos (1 vaga), Jornalista 40 inscritos (1 vaga ), Técnico em Comunicação 136 candidatos (1 vaga), Técnico Legislativo I 303 candidatos  (1 vaga)  e Técnico Legislativo II  517 inscritos (1 vaga) e para o  cadastro de reserva para os cargos de analista legislativo e contador. 

À época, foram homologadas 1.232 inscrições. Compareceram aos locais das provas, nos  Colégios Estadual Agostinho Pereira e Estadual de Pato Branco, 998 candidatos. Não compareceram 235 inscritos.

Segundo presidente da Comissão Especial do Concurso Público da Câmara Municipal de Pato Branco, Luciano Beltrame, o  concurso público para o quadro geral foi realizado com o objetivo de preencher cinco vagas para contração imediata e mais dois para cadastro de reserva.

Maccari disse durante o ato de  homologação,  que os novos servidores têm a missão de ampliar as ações da Casa, seja nos atos internos e externos.  A previsão de convocação e posse dos aprovados está prevista para os próximos dias. O processo de seleção iniciou na presidência do vereador Carlinho Polazzo (Pros) e seguiu no período do presidente Joercir Bernardi (SD). “ Estamos dando sequencia ao processo com o ato de homologação”, afirmou Maccari.

Entenda

Em outras palavras, a homologação nada mais é do que publicação em meio de comunicação oficial (Diário Oficial municipal, estadual, ou federal) da relação dos candidatos que se classificaram em um dado concurso público. Só após essa publicação que o concurso é considerado homologado.

A homologação de um concurso público é a confirmação ou aprovação de sentença proferida por uma autoridade. Nos concursos, essa autoridade geralmente é o Poder Público através de um órgão jurídico ou administrativo.