Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Moradores querem alterações em ruas do bairro Planalto

As sinalizações vertical e  horizontal implantadas pelo Município nas ruas do bairro Planalto geraram debates na sessão deliberativa de quarta-feira (05). Muitas ruas do bairro tinham pavimentação com pedras irregulares, à sinalização praticamente não existia. 

Para atender a  demanda dos moradores, o  Programa Asfalto 100%, implantado pela atual administração,  procedeu a pavimentação  asfáltica  em diversas ruas e vetou o estacionamento de veículos  em ambos os lados, os moradores não gostaram e reivindicam que tudo volte como era antigamente.

Os vereadores questionaram o procedimento, pois a proibição se deu com a pavimentação asfáltica, pois quando era com pedras irregulares, os moradores estavam liberados para estacionar em ambos os lados. “A Polícia Militar dentro de suas prerrogativas esteve no bairro e anotou placas de veículos”,  de acordo com relatos.

O problema  no bairro decorre do sistema de arruamento implantado  na época em que o Conjunto Habitacional Planalto foi construído.  Não havia uma legislação especifica que obrigasse a constar no projeto a largura das ruas,  tamanho padrão.  Todas as vias são estreitas.

Legislação

De acordo com a Lei 3.272, de 19 de novembro de 2009, que estabelece prazos para alterações do trânsito, o Depatran deve adotar, no mínimo, 30 dias de prazo para divulgação nos meios de comunicação sobre qualquer alteração de sentido único de circulação com implantação de sinalização (vertical, horizontal e semafórica) de trafego nas vias urbanas do Município.  A lei decorreu do projeto, de autoria do ex-vereador Laurindo Cesa.

Presença

Requerimento, de autoria do vereador Gilson Feitosa (PT), subscrito pela maioria dos parlamentares, convida diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran),  Robertinho Dolenga , para participar de reunião  no dia 11, às 14h. Na puta, o debate a respeito da demarcação vertical e horizontal nas vias asfaltadas recentemente no bairro Planalto, isso porque, não foi demarcadas vagas para estacionamento, o que preocupa a população que reside nas referidas vias.

População

O bairro conta com mais de 1.500 moradores e, conforme o Censo,  a faixa etária de 0 a 4 anos é de 8,6%, de 0 a 14 anos, 23,9%, de 15 a 64 anos, 68,7%, e com mais de 65 anos, 7,4%. A proporção de domicílios ocupados chega a 96,3% e não ocupados é de 3,7%. A média de moradores por domicilio soma 3.2.