Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Presidente do Legislativo enaltece decisão do governo que mantém Central do Samu em Pato Branco

O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Maccari (PDT), comemorou a decisão do Governo do Estado que mantém em Pato Branco a Central de Regulamentação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A central estava em processo de transferência para cidade de Cascavel.

A confirmação da permanência ocorreu durante reunião com os secretários municipais de Saúde dos municípios da microrregião de Pato Branco, na sede da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, com a presença do diretor geral da Secretária de Estado da Saúde, Nestor Werner Júnior, que, segundo ele, a permanência é uma decisão de governo, que atende a reivindicação da sociedade.

Maccari recordou que, o Legislativo, a comunidade regional debateram durante audiência pública realizada no plenário da Casa o assunto, inclusive, com a presença do presidente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste (Ciruspar), prefeito de Dois Vizinhos, Raual Isoton, que à época se posicionou contra a transferência.

“É uma vitória da sociedade civil organiza, das lideranças que defendem a vida”, afirmou Maccari, ao destacar o papel preponderante do Legislativo, que debateu democraticamente com a sociedade a iniciativa  que poderia colocar em risco a vida de pessoas. Além disso, encaminhou o resultado da audiência às autoridades do Governo do Estado, entre outras lideranças, que reivindicava a manutenção da Central em Pato Branco.

Entenda

O Samu  é o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência que atende pelo número 192. Ele realiza atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. A ligação é atendida pela Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência, por técnicos em enfermagem que triam e classificam a emergência, e de acordo com a necessidade da ocorrência, transferem imediatamente a ligação ao médico regulador. Esse profissional, pode responder em duas maneiras que são adaptadas a cada caso:

Orientação por telefone: Quando a situação do paciente Quando a situação do paciente pode ser resolvida por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações.

Deslocamento de viaturas: De acordo com a gravidade da ocorrência, o médico envia a viatura ao local, podendo ser acionada a USB( Unidade de Suporte Básico) composta por técnico em enfermagem e condutor – socorrista, ou a USA (Unidade de Suporte Avançado) composta por médico, enfermeiro e um condutor-socorrista.

Memória-audiência pública-

A transferência da Central de Regulação do Samu de Pato Branco para Cascavel foi o tema da audiência pública realizada na quinta-feira, 29 de novembro de 2018, à noite no Plenário do Legislativo.  Pelo cronograma, a Macrorregião Oeste integrará a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª, respectivamente Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu Cascavel e Toledo, regionais de Saúde do  Paraná, abrangendo um total de 94 municípios, cuja sede será onde atualmente se encontram as instalações da regulamentação Consamu.