Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto do Cras é aprovado com emendas indicadas pela Secretaria de Assistência Social

Depois de tramitar  nas comissões técnicas (permanentes) que têm a responsabilidade de exararem pareceres,  foi aprovado em primeira discussão de votação e com emendas, o projeto Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de autoria  vereador Fabrício Preis de Mello (PSD).

As emendas foram sugeridas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que indicou ao invés de Cras Itinerante que fosse Equipe Volante para se prestar um atendimento mais próximo às pessoas necessitadas, que  possuem dificuldades de locomoção. Outra emenda,  que ações  fiquem vinculadas a um dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras).

Atendimento

As ações podem Identificar as principais necessidades da população por meio de uma busca ativa, através de mapeamento das demandas de cada comunidade e seus moradores. Também leva aos bairros e comunidades rurais, a orientação, inclusão, atualização cadastral de serviços, programas e benefícios disponibilizados pelos governos municipal e federal, que visem promover a proteção social de indivíduos e famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social.

O trabalho, segundo o vereador Fabricio,  busca prevenir situações de risco por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como integração entre os profissionais e a população e, sempre que necessário, viabilizando o devido encaminhamento para serviços de outros setores.

“Trata-se de uma estratégia de enfrentamento à realidade socioterritorial (diagnóstico socioterritorial), instrumento  de grande relevância para subsidiar e fundamentar ações estratégicas na política de assistência social, de forma preventiva e proativa”, afirma o Fabrício,