Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Fabrício Soveral

Projeto que cria data comemorativa para pessoas centenárias em Pato Branco é aprovado pela Câmara

Rodrigo Correia (PSC) defende criação do Dia Municipal das Pessoas Centenárias

A Câmara Municipal de Pato Branco aprovou em sessão plenária, nesta segunda-feira (11), o Projeto de Lei n° 40/2019, de autoria do vereador Rodrigo Correia (PSC) que institui o “Dia Municipal das Pessoas Centenárias” no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município. O projeto que visa valorizar a “memória viva” da cidade foi aprovado em primeira votação.

De acordo com o vereador, a ideia surgiu no ano passado após a participação na 7ª Conferência Municipal do Idoso, promovida pela Secretaria de Assistência Social de Pato Branco, quando foram homenageadas oito pessoas centenárias do município. “No evento algumas dessas pessoas contaram um pouco da história delas no município, então acreditamos que a criação desta data é uma forma de valorizar essas pessoas, o que elas fizeram por Pato Branco”, ressaltou Rodrigo Correia.

Comemoração em 1º de outubro

A data proposta para o Dia Municipal das Pessoas Centenárias de Pato Branco é 1° de outubro. A escolha deve-se ao fato de que esse é o Dia Internacional do Idoso. Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Tramitação

O Projeto de Lei foi aprovado em primeira votação por unanimidade pelos vereadores. Nesta quarta-feira (13) ele será votado novamente em sessão plenária na Câmara de Vereadores. Em caso de aprovação, segue para a avaliação do Executivo Municipal.

Conferência do Idoso discutiu o envelhecimento saudável (Foto: Rodinei Santos/Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco)