Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Fabrício Soveral

Reunião debate a retirada de medicamentos gratuitos em farmácias comerciais de Pato Branco

Conselho Municipal de Saúde participa do debate sobre a Lei da vereadora Marines

A Lei Municipal nº 5.203/2018, de autoria da vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB), esteve em debate nesta sexta-feira (2), na sede do Sindicomércio de Pato Branco. A Lei prevê a instituição de campanhas de conscientização para a retirada de medicamentos para diabetes, hipertensão e asma nas farmácias comerciais que participam ou sejam conveniadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, com apoio do Sindicomércio e CDL de Pato Branco. Participaram do encontro representantes das farmácias comerciais da cidade.

Em geral, as discussões apontaram os benefícios que são gerados para a cidade com a retirada de medicamentos gratuitos nas farmácias comerciais. A Secretaria Municipal de Saúde economiza recursos porque os remédios são custeados pelo governo federal; as farmácias ajudam a movimentar a economia do município pelo injeção de recursos; e principalmente, os pacientes passam a ter a opção de escolher a farmácia que melhor lhe convêm para a retirada de medicamentos evitando enfrentar longas filas na Farmácia Municipal.

A vereadora Marines Gerhardt disse que o objetivo com o debate é difundir as informações para que o conhecimento seja revertido em favor da sociedade. “O Brasil é conhecido por ser o país que tem as melhores leis, mas todas estão ‘guardadas em uma gaveta’ porque não existe o conhecimento pela população, não existe a informação passada para frente. Então, a nossa ação é para isso e nesse caso o dinheiro do nosso imposto que será economizado poderá ser utilizado em outras coisas que possam trazer melhorias para a cidade”, ressaltou a parlamentar.

A secretária de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, acrescentou que a retirada dos medicamentos gratuitos nas farmácias comerciais é um caminho necessário para gerar economia e que a população deverá ser orientada para que saiba dessa possibilidade. A Secretaria deverá lançar ainda neste ano um material informativo sobre o assunto e veicular uma campanha de conscientização nos meios de comunicação.

Vereadora Marines explica aos representantes das farmácias comerciais os objetivos da lei aprovada em 2018