Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Fabrício Soveral

Rotary destaca na Câmara Municipal ações da campanha mundial Hepatite Zero

Edison Outeiro, presidente do Rotary Club de Pato Branco

O Rotary que é uma entidade internacional que reúne líderes comunitários vai desenvolver uma grande ação mundial na campanha Hepatite Zero, entre os dias 22 e 28 de julho. Em Pato Branco, os rotarianos também vão desenvolver atividades como palestras e testes gratuitos para a população. O assunto foi abordado pelo presidente do Rotary Club de Pato Branco, Edison Luiz Outeiro, na sessão ordinária desta segunda-feira (8). O convite foi realizado pela vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB).

O convidado demonstrou alguns números aos vereadores como o fato de existirem aproximadamente 325 milhões de pessoas infectadas com algum tipo de hepatite viral no mundo. O mais grave é que dessas, mais de um milhão morrerão em um ano por causa da doença.

Edison destacou que em 2015 foi estabelecida uma agenda de compromissos mundial com mais de 80 países, entre eles o Brasil, onde os Estados se comprometeram a identificar os portadores da doença e garantir o tratamento dos infecctados num processo de erradicação até 2030. E esse é justamente o primeiro desafio: fazer com que as pessoas descubram se possuem a doença.

A campanha Hepatite Zero, ação conjunta de todos os clubes de Rotary, será  concentrada na América Latina e África, onde a incidência é muito alta. Entre os dias 22 e 28 de julho a meta é que mais de um milhão de pessoas sejam testadas para saber se estão contaminadas e assim poder fazer o tratamento adequado conforme o tipo de hepatite.

Vereadora Marines foi autora do convite ao Rotary para falar sobre a campanha Hepatite Zero

“O Rotary por si só não consegue sozinho, precisamos do apoio de todos os segmentos sociais para a divulgação e conscientização da população para que faça essa testagem, afinal o objetivo final é salvar vidas”, ressaltou Edison Outeiro.

Em Pato Branco participam da campanha os oito clubes de Rotary da cidade: Rotary Club de Pato Branco, Rotary Club de Pato Branco Amizade, Rotary Club de Pato Branco Cristo Rei, Rotary Club de Pato Branco Sul, Rotary Club de Pato Branco Alvorecer, Rotary Club de Pato Branco Araucária, Rotary Club de Pato Branco Guarani e Rotary Club de Pato Branco Vila Nova.

A agenda da campanha em Pato Branco ainda pode ter a inclusão de locais para a realização dos testes e atividades de conscientização, mas no momento está assim:

23 de julho (terça-feira)

7h – POLICLÍNICA PATO BRANCO (Ambulatório)

7h – HOSPITAL DO CÂNCER

13h – TERMINAL RODOVIÁRIO  

24 de julho (quarta-feira)  

8h30 – CÉU DAS ARTES

9h – HOSPITAL SÃO LUCAS

14h – HOSPITAL SÃO LUCAS

19h45 – FADEP (palestra sobre hepatite com o médico Maurício Candia)

20h45 – Testagem nos alunos e presentes

25 de julho (quinta-feira)

8h30 – FACULDADE MATER DEI

12h – POLICLÍNICA PATO BRANCO (Hospital)

19h30 – FACULDADE MATER DEI

26 de julho (sexta-feira)

7h – UNIDADE DE SAÚDE CENTRAL

27 de julho (sábado)

8h30 – PRAÇA GETÚLIO VARGAS

12h – PRAÇA GETÚLIO VARGAS

Todos os clubes de Rotary de Pato Branco estão engajados na campanha Hepatite Zero