Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Fabrício Soveral

Secretária de Saúde anuncia em reunião com vereadores a convocação de novos profissionais

Márcia Fernandes e assessoras da Secretaria de Saúde responderam aos
questionamentos dos vereadores

A Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou na tarde desta quinta-feira (11) uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho. Ela foi convidada pelo Legislativo para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre demandas recorrentes que chegam até os vereadores. Na oportunidade, a secretária anunciou um reforço nas equipes de saúde do município.

Na pauta da reunião estiveram assuntos como a estrutura básica de saúde oferecida à população, a realização de exames clínicos e demandas de médicos especialistas. Márcia Fernandes destacou que o concurso da área da saúde foi homologado e com isso serão recompostas as equipes, tanto devido a perda dos profissionais do Mais Médicos como da própria secretaria.

“Nós temos uma deficiência de dez profissionais na área de saúde da família, vamos recompor essas equipes e também aumentar o número de plantonistas na UPA [Unidade de Pronto-Atendimento] porque os profissionais estão sobrecarregados no quantitativo de serviço”, falou a secretária. Ela acrescentou que acredita que em 30 dias esses profissionais possam estar iniciando o trabalho já que é preciso respeitar os prazos legais do concurso após as convocações.

Além de médicos, Márcia disse que também deverão ser chamados novos enfermeiros e agentes de limpeza. Sobre as novidades, ela esclareceu aos vereadores que o município passará a contar com um serviço de regulação na área da saúde para que a fila de espera por exames e consultas possa ser qualificada, ou seja, as situações mais urgentes sejam atendidas primeiro.

Proposta da reunião

A respeito da reunião com os vereadores, a secretária de Saúde disse que é produtivo que Executivo e Legislativo tenham essa integração porque assim os vereadores passam a ter mais conhecimento sobre o trabalho. “Como também já fui vereadora sei a importância de ter essas informações”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Vilmar Maccari (PDT), ressaltou que os vereadores tinham bastantes dúvidas sobre o sistema. “É importante conhecer mais profundamente o sistema de saúde, como funcionam os exames, as consultas, enfim, todo o trabalho porque agora poderemos responder melhor às expectativas da população, assim como encaminhar demandas à secretaria da forma mais adequada”, ressaltou Maccari.