Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereador propõe revisão do Plano Diretor de Pato Branco

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município, sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Na sessão de segunda-feira, 11, os vereadores aprovaram uma indicação, de  autoria do vereador Fabricio Preis de Mello (PSD). O documento pede ao gestor municipal que analise a possibilidade de elaborar proposta e revisar o Plano Diretor, no sentido de intensificar orientação e fiscalização em relação às curvas de nível nas lavouras, bem como inibir construções irregulares de açudes em fundo de vale.

Fabricio explica no documento que é recorrente problema com enchentes e alagamentos, pois a seu ver, a medida se faz necessária para  uma melhor conservação do solo nas propriedades do interior, uma vez que, a ausência de curvas de nível nas lavouras colabora para rompimento de açudes e deterioração das estradas.

Os açudes, alerta o vereador, muitas vezes sofrem transbordamento, vindo a se rompem e, por conta da má construção do barramento e estarem localizados em fundo de vale. Por isso é importante que a municipalidade elabore ações voltadas para a questão no sentido de orientar os agricultores e proprietários de açudes.