Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadores autorizam o Executivo expandir iluminação com tecnologia LED

A Prefeitura de Pato Branco vai substituir as lâmpadas de vapor de sódio, nas ruas, por luminárias de led. A nova tecnologia vai melhorar a iluminação pública e garantir mais segurança ao cidadão. Na sessão de segunda-feira (11), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 26/2019, que autoriza o gestor municipal a abrir crédito especial no exercício de 2019, no valor de R$ 126.809,58, com recursos de superávit financeiro de exercício anterior oriundo da  Secretaria de Engenharia e Obras.

O recurso, conforme o projeto é referente ao Termo de Cooperação Técnica (TCT) 003/2018, firmado entre o Município e as Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras). O termo tem como objeto buscar ações de eficiência energética em sistemas de iluminação pública.

O recurso é destinado para o desenvolvimento e implantação do Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes, denominado (Procel Reluz), que será ampliado em Pato Branco, com a substituição da iluminação pública convencional, atualmente com lâmpadas de Vapor de Sódio, por luminárias de LED, que  significa diodo emissor de luzTrata-se de um componente eletrônico capaz de emitir luz visível transformando energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência

Em sessão deliberativa, vereadores autorizam investimentos

Essas substituições têm como objetivo maximizar a eficiência energética, atribuindo níveis de luminosidade compatíveis com as vias e, de acordo com os índices estabelecidos pelas Normas Técnicas Brasileiras de Iluminação Publica.  O critério utilizado para o processo de substituição é em vias de maior consumo de energia. 

Nesse primeiro momento serão substituídas mais de 1.758 lâmpadas. O projeto irá abranger à área central, ainda, alguns bairros. Todos os pontos instalados possuem luminária com conjunto de reator e lâmpadas de 250 W, os pontos projetados estão divididos em 599 unidades de LED de 80 W e 447 unidades de LED de 100 W.