Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vice-presidente do Tribunal de Justiça é homenageado pelo Legislativo

O vereador Marco Pozza (PSD) entregou na sexta-feira (07),  às 16h,  no Fórum de Pato Branco, Moção de Aplauso ao desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.  A homenagem é em reconhecimento ao  trabalho jurisdicional.  O magistrado exerce atualmente a 1ª vice-presidência do TJ-PR e da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).

Pozza  recordou que o magistrado desempenhou as suas funções em Pato Branco. À época, o Poder Judiciário perecia de muitas condições para desenvolver as suas atividades, mas Wellington fortaleceu as ações da Justiça. Agora, salienta Pozza, ele ocupa a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado. “ Ele se dispôs vir à cidade de Pato Branco, pois gosta da cidade, cuida da cidade”, disse o vereador, que acrescentou, a homenagem é justa e merecida.

Durante entrevista à imprensa, o  desembargador Wellington disse que era motivo de muita alegria e de gratidão, pois atuou na Comarca de 1994 a 1996. “Estou em Pato Branco para uma visita institucional e convidado pela Faculdade Mater Dei para proferir palestra, mas o mais importante é estar aqui revendo esse povo carinhoso, a população de Pato Branco”, salientou.  

Detalhes

O documento destaca que, “O bom juiz não deve ser jovem, mas ancião, alguém que aprendeu tarde o que é a injustiça, sem tê-la sentido como experiência pessoal e ínsita na sua alma, mas por tê-la estudado, como uma qualidade alheia, nas almas alheias” – Platão.

“Desta forma, o Poder Legislativo de Pato Branco parabeniza, reconhece e concede esta moção de aplauso pela grande atuação jurídica realizada por Wellington Emanuel Coimbra de Moura, na magistratura do Estado do Paraná”,  salienta o texto  da homenagem.

Dados

Wellington Emanuel Coimbra de Moura, filho de Pierri Fidelis de Moura e Maria de Lourdes Coimbra de Moura, nasceu no dia 14 de janeiro de 1962 na cidade de Porecatu, Estado do Paraná. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e, em 1990, foi aprovado em concurso público para o cargo de Juiz Substituto. Iniciou sua carreira junto a Comarca de Cornélio Procópio e, posteriormente judiciou nas cidades de Marilândia do Sul, Pato Branco, Cascavel e Londrina.

É especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina. Lecionou na Escola de Magistratura do Paraná (EMAP) e na Universidade do Norte do Paraná (UNP).

Lideranças

O evento contou com a presença da diretora do Fórum de Pato Branco, juíza Franciele Estela Albergoni de  Souza Vairich, do vereador Claudemir Zanco, Biruba (PDT), que representou o Poder Legislativo, vereador Fabricio Preis de Mello (PSD), vice-prefeito, Robson Cantu (PSD),  presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção, Jânio Santos de Figueiredo, e do coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Mater Dei, Andrey Herget, ainda, a presença de lideranças comunitárias.